Investir no ramo tributário é uma excelente aposta para alcançar o sucesso profissional. Apesar de ser considerada uma área pouco explorada, ela tem atraído cada vez mais a atenção de estudantes de Direito que almejam o destaque no mercado de trabalho.
No entanto, ainda existem muitas dúvidas relacionadas a essa área. Dentre as quais destacam-se a sua verdadeira perspectiva de crescimento, os aspectos que podem ser explorados e a atuação do profissional.
Assim, com o intuito de ajudar você a conhecer mais sobre a área tributária, ao longo deste post iremos esclarecer as principais dúvidas e ainda revelar qual a opinião de especialistas quanto ao panorama desse setor em 2019. Continue lendo:
Direito tributário: Perspectivas de crescimento
Segundo a avaliação de especialistas, as áreas relacionadas ao Direito Tributário são as que possuem mais chances de crescimento em 2019. O motivo está intimamente relacionado a atual situação político-econômica vivenciada no país.
Estima-se que a retomada econômica, somada às futuras reformas estruturais previstas para o futuro governo, irão criar um panorama de amplas concessões para o setor privado.
Como consequência, as empresas irão contratar cada vez mais profissionais especializados nessa área. A grande oportunidade está no fato de que ainda existem poucos profissionais especializados nessa área.
Aspectos da área tributária
Em um país onde a carga tributária corresponde a 30% do PIB, conseguir reduzir os impactos desse fator nas finanças da empresa deixa de ser uma opção e se torna uma necessidade.
É com o objetivo de alcançar a diminuição dos custos com tributos, o aumento da margem de lucros e a consolidação no mercado, que as empresas passaram a contratar cada vez mais profissionais tributaristas.
Por meio deles, são desenvolvidas atividades cruciais para a saúde financeira de uma empresa, tais como:
- Apuração e recolhimento de impostos;
- Elaboração e entrega as obrigações acessórias;
- Suporte nos casos de fiscalização e questionamentos do fisco
- Assessoria na tomada de decisões;
- Auxílio na redução dos impactos causados pela alta tributação.
No entanto, para conseguir suprir todas as necessidades da empresa com relação a tributação, o profissional precisa estar capacitado. Caso contrário, as chances de se destacar no mercado serão mínimas.
Profissional especialista
O profissional especialista é um dos mais requisitados no ramo empresarial. Normalmente, ele consegue obter uma remuneração 20% maior do que as dos demais profissionais da área financeira e logística.
Para tanto, é preciso que o tributarista tenha uma formação em Direito ou Ciências Contábeis e especializações na área tributária. Além disso, é crucial estar sempre atento às mudanças feitas nas legislações e desenvolver estratégias para o crescimento da empresa.
Portanto, uma dica valiosa para quem deseja ingressar nessa área tão promissora é investir em conhecimento. Ainda mais aqueles que unem experiência com teoria, como acontece em workshops, cursos e capacitações relacionados à área tributária.
Assim, aproveitar a perspectiva de crescimento no ramo tributário só depende de você. Um profissional capacitado e atualizado na área tributária pode se consolidar no mercado e alcançar o sucesso que tanto almeja.
Afinal, quando uma empresa encontra um profissional capacitado, dificilmente permite que ele se retire do seu cargo. A tendência é que ela melhore cada vez mais as suas condições de trabalho.
Para se tornar um profissional estratégico na área, é fundamental o conhecimento sobre direito tributário. Confira o conteúdo do nosso curso EAD introdutório sobre o assunto e faça a primeira aula gratuita: