Dúvidas Frequentes (FAQ)

Sobre o IBPT Educação

O IBPT Educação se originou do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) com o objetivo de ser responsável pela área acadêmica antes conduzida internamente pelo instituto. O IBPT Educação promove treinamentos, presenciais e à distância, com foco no desenvolvimento profissional nas áreas de governança e compliance tributários.

Os cursos e eventos promovidos contam com a expertise dos profissionais do IBPT, que desde 1992 vem atuando na área de inteligência tributária, realizando pesquisas, estudos e análises a partir do complexo sistema tributário brasileiro, gerando e disseminando conhecimento de fácil acesso à população em geral.

Sim, além dos cursos a distância, o IBPT Educação promove eventos presenciais, divulgados na sua plataforma, e cursos in company.

Maiores informações sobre os cursos in company podem ser solicitadas através do e-mail educacao@ibpt.org.br.

Os cursos do IBPT Educação são ministrados por renomados professores, com amplo conhecimento teórico e prático dos assuntos abordados em sala, proporcionando um estudo de qualidade.

Entre os professores do IBPT Educação estão os membros do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, que desenvolvem diversas pesquisas sobre a carga tributária brasileira, trazendo estudos inéditos e exclusivos, de modo a aprimorar o aprendizado dos alunos.

A qualidade da educação está relacionada a outros fatores que não envolvem, necessariamente, a forma como o ensino é compartilhado – se presencialmente ou a distância.

Para uma educação de qualidade é necessário garantir o conhecimento científico dos professores e sua capacidade em transmitir conhecimento, aperfeiçoando e fomentando discussões acadêmicas; assegurar o suporte pedagógico/acadêmico aos alunos; e, exigir a disciplina, dedicação e interesse dos alunos.

O ensino de qualidade é uma das premissas do IBPT Educação, razão pela qual seus cursos, presenciais e a distância, sempre observam os fatores acima delimitados.

Embora nos cursos online o aluno tenha a flexibilidade de dia e horário para realizar as aulas e avaliações de acordo com a sua disponibilidade, a educação a distância exige mais do aluno, que é o responsável por conduzir a sua própria aprendizagem.

Assim, o aluno deve gerenciar seu tempo e ter disciplina para garantir o cumprimento de todas as tarefas propostas ao longo do curso.

Assuntos Acadêmicos

Os cursos possuem metodologia diversificada. Para consultar a metodologia de cada um deles, acesse o campo “informações gerais” do curso desejado.

 

Sim, o aluno IBPT Educação conta com o auxílio de tutor online durante todo o período do curso, o que permite esclarecer dúvidas ou fazer apontamentos sobre os conteúdos ministrados, proporcionando um maior aproveitamento.

Além disso, o ambiente virtual de aprendizagem possui um fórum acadêmico, espaço destinado à interação entre alunos e tutores, onde é possível fomentar debates, compartilhar materiais e aprimorar conhecimentos.

Todos os cursos a distância possuem um professor tutor, responsável por esclarecer dúvidas ou contribuir nos debates propostos pelos alunos.

Não. As videoaulas são gravadas previamente, de modo a permitir que o aluno assista de acordo com a sua disponibilidade.

Não. Os materiais poderão ser consultados durante todo o período do curso, sem limite de acessos, mas não se encontram disponíveis para download.

O aluno poderá solicitar a declaração de matrícula através do e-mail educacao@ibpt.org.br.

Se for necessário que a declaração seja encaminhada via correio, o envio poderá estar sujeito ao pagamento de uma taxa administrativa.

O aluno deve finalizar as aulas dos cursos a distância no prazo de 180 (cento e oitenta) dias da liberação das aulas.

Especificamente no curso “Formação de Tributarista”, o aluno possui o prazo de dois meses, contados da finalização das aulas e aprovação nas avaliações objetivas, para submissão do artigo científico de conclusão de curso.

Conforme dispõe o “Contrato de prestação de serviços educacionais”, a prorrogação do prazo de conclusão depende de uma justificativa plausível encaminhada pelo aluno ao e-mail educacao@ibpt.org.br.

Nos casos em que há uma justificativa plausível, assim avaliada pelo IBPT Educação, o prazo máximo pode ser prorrogado uma única vez por 15 (quinze) dias, sem qualquer taxa ou pagamento adicional.

Não sendo a justificativa plausível ou sendo necessária a prorrogação por mais de 15 (quinze) dias, o prazo pode ser prorrogado por, no máximo, 45 (quarenta e cinco) dias, mediante o pagamento de taxa administrativa, a título de tarifa de manutenção da plataforma, no importe de 6% (seis por cento) do valor do salário mínimo (nacional), vigente à época do requerimento, para cada 15 (quinze) dias de prorrogação.

Sim. As aulas dos cursos online ficam disponíveis 24 (vinte e quatro) horas por dia nos 7 (sete) dias da semana (respeitado o prazo máximo para conclusão do curso).

Desta forma, o aluno possui a flexibilidade para frequentar as aulas de acordo com a sua disponibilidade e pode, inclusive, participar de dois ou mais cursos ao mesmo tempo.

As videoaulas e os materiais didáticos em geral podem ser acessados sem qualquer limitação quantitativa durante o período do curso.

Nos cursos a distância, o aluno deverá obter aproveitamento mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) nas atividades avaliativas para ser considerado aprovado.

Caso o aluno não alcance o aproveitamento mínimo de 75% (setenta e cinco por cento), deverá refazer a atividade avaliativa.

É muito importante que o aluno tenha comprometimento e disciplina, identifique os pontos que possui dificuldade e esclareça quaisquer dúvidas.

Sim. Nos cursos online, o aluno deverá finalizar todas as aulas e obter aprovação em todas as avaliações propostas durante o curso, recebendo ao fim o certificado, compatível com a carga horária do curso.

Para os cursos presenciais, o certificado é emitido após a participação do aluno, conforme as regras estabelecidas para o evento.

Não. Os certificados são emitidos em formato eletrônico, diretamente na plataforma, e os custos já estão inclusos no valor do curso.

Sim. O certificado é emitido após o aluno obter aprovação em todas as atividades avaliativas, incluído o trabalho de conclusão de curso, se houver.

Deste modo, se o aluno conseguiu concluir todas as aulas e realizou todas as atividades antes do período máximo de realização do curso online, o certificado será emitido.

Você pode acessar o tutorial de emissão de certificados clicando aqui. Lembre-se que este tutorial não se aplica para a certificação do Curso “Formação de Tributarista”, que ocorrerá após a avaliação do trabalho de conclusão de curso ou a opção pela sua não entrega.

O IBPT Educação possui cursos credenciados no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC).

Você pode verificar se o curso/evento desejado está credenciado no programa no campo “descrição do curso” ou neste link.

Financeiro

O pagamento poderá ser realizado através de boleto bancário (somente à vista) ou cartão de crédito.

Sim, mediante a utilização de cartão de crédito. As regras de parcelamento dependem do curso desejado e podem ser consultadas na hora da compra.

Não há parcelamento no pagamento via boleto bancário.

A liberação das aulas e demais conteúdos ocorre em até 24 (vinte e quatro) horas após a confirmação do pagamento.

Os pagamentos realizados via boleto bancário são compensados em até 3 (três) dias úteis.

Sim. Para maiores informações entre em contato pela página “Contato” ou através do e-mail educacao@ibpt.org.br.

Sim. Neste caso, o aluno ou o empregador devem informar a situação através da página “Contato” ou pelo e-mail educacao@ibpt.org.br para a correta emissão do documento fiscal.

O cupom de desconto deve ser informado na hora da compra em campo específico (denominado “código do cupom”).

Fique atento às regras e prazos para utilização e às condições promocionais divulgadas em nossas redes sociais!

Os estudantes de ensino médio e superior possuem 20% (vinte por cento) de desconto nos valores dos cursos online, mediante prévia solicitação e comprovação de sua condição.

O desconto é personalíssimo e não pode ser cumulado com outras campanhas promocionais realizadas pelo IBPT Educação.

Para garantir seu desconto, entre em contato através da página “Contato” ou pelo e-mail educacao@ibpt.org.br.

Sim, os descontos são aplicáveis nos cursos online de acordo com os seguintes parâmetros:

  • Aquisição de dois cursos pelo mesmo aluno ou do mesmo curso por dois alunos, em conjunto: 10% (dez por cento) de desconto no valor total;
  • Aquisição de três cursos pelo mesmo aluno ou do mesmo curso por três alunos, em conjunto: 15% (quinze por cento) de desconto no valor total;
  • Aquisição de quatro ou mais cursos pelo mesmo aluno ou do mesmo curso por quatro ou mais alunos, em conjunto: 20% (vinte por cento) de desconto no valor total.

A política acima só é aplicável na hipótese de aquisição em um mesmo momento e não pode ser cumulada com outras campanhas promocionais realizadas pelo IBPT Educação.

Os descontos devem ser requeridos previamente através do campo “Atendimento” ou pelo e-mail educacao@ibpt.org.br e podem ser revogados se não houver a aquisição da quantidade mínima de cursos, de acordo com os parâmetros estabelecidos.

Suporte Técnico

Para alterar a senha de acesso, o aluno deverá efetuar login na plataforma e observar os seguintes passos: no campo superior direito da tela, clicar no seu ícone e, em seguida, na opção “editar meu perfil”. O aluno será redirecionado para uma nova página, onde deverá selecionar a opção “Deseja alterar sua senha?”, informar a senha atual e a nova senha, clicando em “Salvar” para finalizar.

Por medidas de segurança, não é possível efetuar mais de um cadastro com o mesmo e-mail.

Desta forma, você poderá recuperar a senha do usuário vinculado ao e-mail já cadastrado clicando em “Esqueceu sua senha?” na página “Já possui cadastro?”.

Para recuperar a senha, acesse a aba “Login” e clique em “Esqueceu sua senha?”. Você deverá informar o e-mail do usuário, para onde serão encaminhadas as orientações para recuperação da senha.

São recomendadas as seguintes configurações de hardware:

  • Conexão de internet: Conexão banda larga a cabo ou ADSL;
  • Velocidade do processador: 1.0 GHZ;
  • Componentes de áudio Fone de ouvido ou caixa de som;
  • Resolução do monitor: Mínimo 1024 x 768 pixels;
  • Navegador de internet: Internet Explorer 8.X e superiores; Firefox 3.X e superiores; ou, Chrome 3.X e superiores;
  • Plugin: Adobe Flash Player.

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Encaminhe sua mensagem através da página Contato ou para o e-mail educacao@ibpt.org.br.

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