Estratégias para se tornar um tributarista desejado pelas empresas!

Uma das carreiras com maior demanda nas empresas brasileiras é a do tributarista.

Dentre todas as formas de atuação existentes para se trabalhar como tributarista, é notório que esses profissionais possuem as profissões mais valorizadas nacionalmente e internacionalmente. 

E por que disso?

Em razão da sua capacidade para gerar caixa e cortar custos tributários das empresas, que são necessidades no cenário econômico atual de crise. A tendência é cada vez mais, a figura do tributarista ser essencial para as empresas.

Com isso, no blog de hoje falaremos sobre algumas estratégias que você poderá utilizar para se tornar esse profissional.

Conhecimento técnico tributário prático

Existem sempre pessoas dizendo que a área tributária é complexa, que a carreira do tributarista não é fácil, em partes podem estar certas, porém, a área tributária é uma das profissões mais bem pagas tanto no Brasil, como nos outros países.

Desta forma, trabalho é o que não falta. O que é necessário é possuir conhecimento técnico tributário, mas, colocar isso em prática! Sem prática, você sempre utilizará esse argumento dizendo que é difícil, isto é, a verdade é que você nem tentou.

Portanto, é hora de colocar os seus conhecimentos em prática, as dificuldades vão surgir, mas o que fará diferença é a sua AÇÃO.

Acompanhamento das notícias, jurisprudências e tudo relacionado a área tributária

Outro grande estratégia para se tornar um tributarista com um diferencial no mercado é, estar por dentro das notícias, julgamentos dos tribunais superiores/administrativos e sobre tudo o que acontece na área tributária.

Você pode se perguntar para que? Eu já trabalho o dia todo, como vou ter tempo para isso?

Cada pessoa tem os seus afazeres diários, mas em algum momento do seu dia, você pode tirar alguns minutos para ler ou assistir essas notícias que são de suma importância para o seu crescimento na área tributária.

Desta maneira, além de crescer na área, você conseguirá tirar oportunidades de prestação de serviços e levar as empresas, quer um exemplo?

Na semana passada saiu uma notícia em que a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional está tentando na justiça barrar pedidos de compensação cruzada de créditos.

Você sabe o que é uma “compensação cruzada de créditos”?

A compensação cruzada é a possibilidade que os contribuintes que possuem créditos perante o Governo Federal, passíveis de restituição e ressarcimento, têm para compensar, via declaração, débitos das contribuições previdenciárias (Patronal/Terceiros/Segurados).

Com isso, tivemos uma recente discussão judicial sobre a possibilidade de pagamento de débitos previdenciários com créditos de tributos federais – especialmente os de PIS e Cofins gerados com a exclusão do ICMS e isso chamou a atenção da Fazenda Nacional. 

Os procuradores em São Paulo (3ª Região) colocaram sob acompanhamento especial ao menos 54 processos de grandes empresas que buscam a chamada compensação cruzada.

A Lei nº 13.670, de 2018, viabilizou esse tipo de compensação, mas apenas de créditos e débitos apurados após a vigência do eSocial, sistema que permite ao Fisco acompanhar os pagamentos ao INSS em tempo real. 

Existe a possibilidade de se tentar realizar a compensação cruzada de débitos anteriores à lei e a unificação do e-social. É uma tese super interessante, mas que os procuradores estão barrando, mas é possível.

E como isso me ajuda?

Entendendo uma notícia como essa, é possível traçar estratégias para orientar os seus clientes a realizarem, desde que com base no que é permitido e legal, pedidos de compensação cruzada.

Você pode orientar o seu cliente de duas formas:

Apurar débitos previdenciários com tributos federais a partir da entrada em vigor do E-SOCIAL;

Apurar débitos referente aos tributos federais com contribuições previdenciárias a partir da entrada em vigor do E-social.

Quer saber quais os documentos necessários, qual o procedimento para viabilizar isto? Então assista esse vídeo abaixo:

A última estratégia de hoje é participar da Jornada TributAÇÃO que ocorrerá nos dias 05 a 09 de abril.

Conhecimento nunca é demais. 

E porque participar desta jornada? Porque você colocará literalmente a mão na massa e vai aprender o que é necessário para ser um tributarista estratégico e valorizado pelas empresas. 

E o melhor, será totalmente online e 100% gratuita.

Nas aulas será ensinado de forma prática, com muitos exercícios, os 3 A’s que constroem o Tributarista de Inteligência de Negócios: 

05/04 – Autoconhecimento: o primeiro passo está em se autoconhecer para descobrir suas potencialidades e o que vai te diferenciar como profissional para ser desejado como um diamante pelas empresas!

07/04 – Autoridade: o segundo passo é construir sua autoridade como Tributarista de Inteligência de Negócios e começar a construir sua carteira de clientes!

09/04 – Agregar valor: o terceiro passo é saber como agregar valor às empresas e prestar um serviço de excelência cobrando o preço certo para isso.

Vai ficar de fora?

Referências:

https://valor.globo.com/legislacao/noticia/2021/03/10/pgfn-tenta-na-justica-barrar-pedidos-de-compensacao-cruzada-de-creditos.ghtml

Deixar uma resposta

Falar via WhatsApp