fbpx
41 9987-0025 educacao@ibpt.org.br

Dúvidas Frequentes (FAQ)

Sobre o

IBPT Educação

1. QUAL A RELAÇÃO ENTRE O INSTITUTO BRASILEIRO DE PLANEJAMENTO E TRIBUTAÇÃO (IBPT) E O IBPT EDUCAÇÃO?

O IBPT Educação se originou do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) com o objetivo de ser responsável pela área acadêmica antes conduzida internamente pelo instituto. O IBPT Educação promove treinamentos, presenciais e à distância, com foco no desenvolvimento profissional nas áreas de governança e compliance tributários.

Os cursos e eventos promovidos contam com a expertise dos profissionais do IBPT, que desde 1992 vem atuando na área de inteligência tributária, realizando pesquisas, estudos e análises a partir do complexo sistema tributário brasileiro, gerando e disseminando conhecimento de fácil acesso à população em geral.

2. O IBPT EDUCAÇÃO TRABALHA COM CURSOS PRESENCIAIS?

Sim, além dos cursos a distância, o IBPT Educação promove eventos presenciais, divulgados na sua plataforma, e cursos in company.

Maiores informações sobre os cursos in company podem ser solicitadas através do e-mail educacao@ibpt.org.br.

3. QUAL O DIFERENCIAL DOS CURSOS DO IBPT EDUCAÇÃO?

Os cursos do IBPT Educação são ministrados por renomados professores, com amplo conhecimento teórico e prático dos assuntos abordados em sala, proporcionando um estudo de qualidade.

Entre os professores do IBPT Educação estão os membros do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, que desenvolvem diversas pesquisas sobre a carga tributária brasileira, trazendo estudos inéditos e exclusivos, de modo a aprimorar o aprendizado dos alunos.

4. A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POSSUI A MESMA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL?

A qualidade da educação está relacionada a outros fatores que não envolvem, necessariamente, a forma como o ensino é compartilhado – se presencialmente ou a distância.

Para uma educação de qualidade é necessário garantir o conhecimento científico dos professores e sua capacidade em transmitir conhecimento, aperfeiçoando e fomentando discussões acadêmicas; assegurar o suporte pedagógico/acadêmico aos alunos; e, exigir a disciplina, dedicação e interesse dos alunos.

O ensino de qualidade é uma das premissas do IBPT Educação, razão pela qual seus cursos, presenciais e a distância, sempre observam os fatores acima delimitados.

5. A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA É MAIS FÁCIL?

Embora nos cursos online o aluno tenha a flexibilidade de dia e horário para realizar as aulas e avaliações de acordo com a sua disponibilidade, a educação a distância exige mais do aluno, que é o responsável por conduzir a sua própria aprendizagem.

Assim, o aluno deve gerenciar seu tempo e ter disciplina para garantir o cumprimento de todas as tarefas propostas ao longo do curso.

Assuntos

Acadêmicos

6. QUAL A METODOLOGIA ADOTADA NOS CURSOS?

Os cursos possuem metodologia diversificada. Para consultar a metodologia de cada um deles, acesse o campo “informações gerais” do curso desejado.

7. HÁ SUPORTE ACADÊMICO NOS CURSOS A DISTÂNCIA?

Sim, o aluno IBPT Educação conta com o auxílio de tutor online durante todo o período do curso, o que permite esclarecer dúvidas ou fazer apontamentos sobre os conteúdos ministrados, proporcionando um maior aproveitamento.

Além disso, o ambiente virtual de aprendizagem possui um fórum acadêmico, espaço destinado à interação entre alunos e tutores, onde é possível fomentar debates, compartilhar materiais e aprimorar conhecimentos.

8. HÁ INTERAÇÃO COM O PROFESSOR NOS CURSOS A DISTÂNCIA?

Todos os cursos a distância possuem um professor tutor, responsável por esclarecer dúvidas ou contribuir nos debates propostos pelos alunos.

9. AS VIDEOAULAS ACONTECEM AO VIVO?

Não. As videoaulas são gravadas previamente, de modo a permitir que o aluno assista de acordo com a sua disponibilidade.

10. POSSO FAZER DOWNLOAD DOS MATERIAIS DISPONIBILIZADOS NOS CURSOS A DISTÂNCIA?

Não. Os materiais poderão ser consultados durante todo o período do curso, sem limite de acessos, mas não se encontram disponíveis para download.

11. COMO OBTER UMA DECLARAÇÃO DE MATRÍCULA?

O aluno poderá solicitar a declaração de matrícula através do e-mail educacao@ibpt.org.br.

Se for necessário que a declaração seja encaminhada via correio, o envio poderá estar sujeito ao pagamento de uma taxa administrativa.

12. HÁ PRAZO MÁXIMO PARA CONCLUSÃO DOS CURSOS A DISTÂNCIA?

O aluno deve finalizar as aulas dos cursos a distância no prazo de 180 (cento e oitenta) dias da liberação das aulas.

Especificamente no curso “Formação de Tributarista”, o aluno possui o prazo de dois meses, contados da finalização das aulas e aprovação nas avaliações objetivas, para submissão do artigo científico de conclusão de curso.

13. O PRAZO MÁXIMO DE CONCLUSÃO DOS CURSOS A DISTÂNCIA PODE SER PRORROGADO?

Conforme dispõe o “Contrato de prestação de serviços educacionais”, a prorrogação do prazo de conclusão depende de uma justificativa plausível encaminhada pelo aluno ao e-mail educacao@ibpt.org.br.

Nos casos em que há uma justificativa plausível, assim avaliada pelo IBPT Educação, o prazo máximo pode ser prorrogado uma única vez por 15 (quinze) dias, sem qualquer taxa ou pagamento adicional.

Não sendo a justificativa plausível ou sendo necessária a prorrogação por mais de 15 (quinze) dias, o prazo pode ser prorrogado por, no máximo, 45 (quarenta e cinco) dias, mediante o pagamento de taxa administrativa, a título de tarifa de manutenção da plataforma, no importe de 6% (seis por cento) do valor do salário mínimo (nacional), vigente à época do requerimento, para cada 15 (quinze) dias de prorrogação.

14. POSSO FAZER DOIS OU MAIS CURSOS A DISTÂNCIA?

Sim. As aulas dos cursos online ficam disponíveis 24 (vinte e quatro) horas por dia nos 7 (sete) dias da semana (respeitado o prazo máximo para conclusão do curso).

Desta forma, o aluno possui a flexibilidade para frequentar as aulas de acordo com a sua disponibilidade e pode, inclusive, participar de dois ou mais cursos ao mesmo tempo.

15. QUAL O LIMITE DE ACESSO ÀS VIDEOAULAS E AOS MATERIAIS DIDÁTICOS?

As videoaulas e os materiais didáticos em geral podem ser acessados sem qualquer limitação quantitativa durante o período do curso.

16. NOS CURSOS A DISTÂNCIA, QUAL O APROVEITAMENTO MÍNIMO PARA OBTER APROVAÇÃO?

Nos cursos a distância, o aluno deverá obter aproveitamento mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) nas atividades avaliativas para ser considerado aprovado.

17. O QUE ACONTECE QUE SE EU NÃO ALCANÇAR O APROVEITAMENTO MÍNIMO NAS AVALIAÇÕES ONLINE?

Caso o aluno não alcance o aproveitamento mínimo de 75% (setenta e cinco por cento), deverá refazer a atividade avaliativa.

É muito importante que o aluno tenha comprometimento e disciplina, identifique os pontos que possui dificuldade e esclareça quaisquer dúvidas.

18. OS CURSOS SÃO CERTIFICADOS?

Sim. Nos cursos online, o aluno deverá finalizar todas as aulas e obter aprovação em todas as avaliações propostas durante o curso, recebendo ao fim o certificado, compatível com a carga horária do curso.

Para os cursos presenciais, o certificado é emitido após a participação do aluno, conforme as regras estabelecidas para o evento.

19. PRECISO PAGAR ALGO A MAIS PELA EMISSÃO DO CERTIFICADO?

Não. Os certificados são emitidos em formato eletrônico, diretamente na plataforma, e os custos já estão inclusos no valor do curso.

20. FINALIZEI O CURSO ANTES DO PERÍODO MÁXIMO. O CERTIFICADO JÁ PODE SER EMITIDO?

Sim. O certificado é emitido após o aluno obter aprovação em todas as atividades avaliativas, incluído o trabalho de conclusão de curso, se houver.

Deste modo, se o aluno conseguiu concluir todas as aulas e realizou todas as atividades antes do período máximo de realização do curso online, o certificado será emitido.

21. COMO FAZER A EMISSÃO DO MEU CERTIFICADO?

Você pode acessar o tutorial de emissão de certificados clicando aqui. Lembre-se que este tutorial não se aplica para a certificação do Curso “Formação de Tributarista”, que ocorrerá após a avaliação do trabalho de conclusão de curso ou a opção pela sua não entrega.

22. OS CURSOS SÃO CREDENCIADOS NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA (PEPC) DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE?

O IBPT Educação possui cursos credenciados no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC).

Você pode verificar se o curso/evento desejado está credenciado no programa no campo “descrição do curso” ou neste link.

Financeiro

23. QUAIS AS FORMAS DE PAGAMENTO?

O pagamento poderá ser realizado através de boleto bancário (somente à vista) ou cartão de crédito.

24. É POSSÍVEL PAGAR PARCELADAMENTE?

Sim, mediante a utilização de cartão de crédito. As regras de parcelamento dependem do curso desejado e podem ser consultadas na hora da compra.

Não há parcelamento no pagamento via boleto bancário.

25. FIZ MINHA MATRÍCULA EM UM CURSO ONLINE. QUANDO POSSO COMEÇAR AS AULAS?

A liberação das aulas e demais conteúdos ocorre em até 24 (vinte e quatro) horas após a confirmação do pagamento.

26. QUAL O PRAZO DE COMPENSAÇÃO DO PAGAMENTO REALIZADO VIA BOLETO BANCÁRIO?

Os pagamentos realizados via boleto bancário são compensados em até 3 (três) dias úteis.

27. O IBPT EDUCAÇÃO EMITE NOTA FISCAL?

Sim. Para maiores informações entre em contato pela página “Contato” ou através do e-mail educacao@ibpt.org.br.

28. SOU UMA EMPRESA. POSSO CONTRATAR UM CURSO PARA MEU FUNCIONÁRIO?

Sim. Neste caso, o aluno ou o empregador devem informar a situação através da página “Contato” ou pelo e-mail educacao@ibpt.org.br para a correta emissão do documento fiscal.

29. COMO UTILIZO UM CUPOM DE DESCONTO?

O cupom de desconto deve ser informado na hora da compra em campo específico (denominado “código do cupom”).

Fique atento às regras e prazos para utilização e às condições promocionais divulgadas em nossas redes sociais!

30. HÁ ALGUM DESCONTO PARA ESTUDANTES?

Os estudantes de ensino médio e superior possuem 20% (vinte por cento) de desconto nos valores dos cursos online, mediante prévia solicitação e comprovação de sua condição.

O desconto é personalíssimo e não pode ser cumulado com outras campanhas promocionais realizadas pelo IBPT Educação.

Para garantir seu desconto, entre em contato através da página “Contato” ou pelo e-mail educacao@ibpt.org.br.

31. HÁ ALGUMA POLÍTICA DE DESCONTOS PARA AQUISIÇÃO DE DOIS OU MAIS CURSOS OU PARA AQUISIÇÃO DO MESMO CURSO EM GRUPO DE PESSOAS?

Sim, os descontos são aplicáveis nos cursos online de acordo com os seguintes parâmetros:

• Aquisição de dois cursos pelo mesmo aluno ou do mesmo curso por dois alunos, em conjunto: 10% (dez por cento) de desconto no valor total;

• Aquisição de três cursos pelo mesmo aluno ou do mesmo curso por três alunos, em conjunto: 15% (quinze por cento) de desconto no valor total;

• Aquisição de quatro ou mais cursos pelo mesmo aluno ou do mesmo curso por quatro ou mais alunos, em conjunto: 20% (vinte por cento) de desconto no valor total.

A política acima só é aplicável na hipótese de aquisição em um mesmo momento e não pode ser cumulada com outras campanhas promocionais realizadas pelo IBPT Educação.

Os descontos devem ser requeridos previamente através do campo “Atendimento” ou pelo e-mail educacao@ibpt.org.br e podem ser revogados se não houver a aquisição da quantidade mínima de cursos, de acordo com os parâmetros estabelecidos.

Suporte Técnico

32. COMO ALTERO MINHA SENHA DE ACESSO?

Para alterar a senha de acesso, o aluno deverá efetuar login na plataforma e observar os seguintes passos: no campo superior direito da tela, clicar no seu ícone e, em seguida, na opção “editar meu perfil”. O aluno será redirecionado para uma nova página, onde deverá selecionar a opção “Deseja alterar sua senha?”, informar a senha atual e a nova senha, clicando em “Salvar” para finalizar.

33. AO EFETUAR MEU CADASTRO, RECEBI A INFORMAÇÃO DE QUE O E-MAIL INFORMADO “JÁ ESTÁ CADASTRADO”. O QUE DEVO FAZER?

Por medidas de segurança, não é possível efetuar mais de um cadastro com o mesmo e-mail.

Desta forma, você poderá recuperar a senha do usuário vinculado ao e-mail já cadastrado clicando em “Esqueceu sua senha?” na página “Já possui cadastro?”.

34. ESQUECI MINHA SENHA. O QUE DEVO FAZER?

Para recuperar a senha, acesse a aba “Login” e clique em “Esqueceu sua senha?”. Você deverá informar o e-mail do usuário, para onde serão encaminhadas as orientações para recuperação da senha.

35. QUAIS OS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA REALIZAR OS CURSOS ONLINE?

São recomendadas as seguintes configurações de hardware:

• Conexão de internet: Conexão banda larga a cabo ou ADSL;

• Velocidade do processador: 1.0 GHZ;

• Componentes de áudio Fone de ouvido ou caixa de som;

• Resolução do monitor: Mínimo 1024 x 768 pixels;

• Navegador de internet: Internet Explorer 8.X e superiores; Firefox 3.X e superiores; ou, Chrome 3.X e superiores;

• Plugin: Adobe Flash Player.

Não encontrou o que procurava?

Encaminhe sua mensagem através da página Contato ou para o e-mail educacao@ibpt.org.br.

WhatsApp chat