fbpx
41 9987-0025 educacao@ibpt.org.br

Você sabe o que faz um contador?

A contabilidade é uma das mais antigas ciências da humanidade. Desde sempre, os seres humanos precisavam contar e organizar quaisquer tipos de ativos, desde ovelhas até montantes financeiros. O contador, atualmente, é o responsável por esse controle, atendendo legislações específicas. A cada dia que passa, esse profissional passa a ter um papel mais importante no âmbito gerencial, na tomada de decisões da empresa.

No artigo de hoje iremos abordar as principais atividades do contador e suas áreas de atuação.

Atividades

 O contador é o profissional responsável pelas questões financeiras, tributárias, econômicas e patrimoniais de uma empresa.

Indispensável em qualquer organização, ele está presente em todas as fases da empresa. É através dos conhecimentos desse profissional que a empresa é constituída e regularizada perante aos órgãos governamentais.

Durante a rotina da empresa, o contador é o responsável por orientar o empresário para que sejam cumpridas todas as obrigações com o Estado. Ele, além disso também é responsável por orientar o cumprimento da legislação nas atividades empresariais.

Possuindo tamanho conhecimento sobre a empresa, o contador nos dias atuais, portanto, também trabalha como uma espécie gestor. Com a experiência, ele sabe quais são as melhores decisões para o empreendimento no âmbito financeiro.

Área de atuação

O contador pode atuar em empresas, sendo então o responsável direto pela entrega das obrigações e cumprimento das normas do governo.

Grande parte dos profissionais da área hoje estão concentrados em escritórios de contabilidade. Esse tipo de empresa reúne uma equipe qualificada de profissionais para atender grande demanda de empresas.

Dentro de um escritório de contabilidade, os setores são divididos, possuindo especialistas em cada área. Geralmente são três esferas de atuação: Departamento Fiscal, Departamento Contábil e Departamento Pessoal.

O contador pode atuar nestes escritórios sendo um colaborador ou ter seu próprio escritório, para prestar serviços às empresas.

Conheça também os maiores erros contábeis e como evitá-los

Como se tornar um contador

 A formação necessária para se tornar um contador é a graduação no curso de Ciências Contábeis. O estudante neste curso terá contato com as mais diversas matérias de interesse de um contador.

O curso é dividido geralmente em oito semestres, totalizando quatro anos de formação. Após a formação, o profissional precisa ser aprovado no exame do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para poder exercer plenamente a profissão.

Em 2018, o número de aprovados no exame no território nacional foi de 37,49 %. Dos quase quarenta mil inscritos, quase treze mil foram aprovados. Cabe lembrar que o exame só possui uma fase e para ser aprovado é necessário acertar 50% das 50 questões propostas.

Benefícios da profissão

 Quem se forma como contador tem grandes chances de trabalhar na área. Segundo pesquisa de 2013 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), cerca de 94% dos profissionais de contabilidade estão empregados na área.

Além disso, o contador tem um papel fundamental na sociedade. Ele é o profissional responsável por orientar e fazer cumprir as leis e normas tributárias no Brasil. Isso significa que graças a esses profissionais, o Brasil consegue arrecadar recursos, por meio de tributos, para que sejam feitas melhorias no âmbito nacional.

Ficou interessado no ramo contábil? Então confira nosso guia de Contabilidade Tributária para quem não é contador e saiba mais sobre o assunto:

Contador Ebook

WhatsApp chat