fbpx
41 9987-0025 educacao@ibpt.org.br

Por que trabalhar com governança tributária?

Ter uma capacitação em governança tributária é a chave para alcançar o sucesso profissional. E o motivo disso é muito simples: uma empresa que deseja se manter competitiva no mercado precisa de um profissional capacitado nessa área para coordenar, revisar e controlar todos os procedimentos tributários da empresa.

Sem esse tipo de assistência, as chances de uma empresa sofrer com um fechamento precoce são altíssimas. Sobretudo devido à falta de conhecimento e domínio das normas tributárias, que faz com que a sua lucratividade seja perdida no pagamento de altos impostos.

Diante da importância desse profissional na empresa, vamos apresentar informações valiosas sobre o motivo de estudar nesse ramo do Direito. Confira:

O que é a governança tributária?

A governança tributária nada mais é do que um conjunto de boas práticas que envolvem os setores estratégicos da empresa, como fiscal, contábil e jurídico. O seu principal objetivo é usar a tributação de forma estratégica e não apenas burocrática, reduzindo riscos de erros fiscais e aumentando a lucratividade da empresa, por meio do cumprimento de suas obrigações tributárias de maneira correta.

Todas as políticas de governança devem estar inseridas no planejamento estratégico da empresa. Sendo formuladas por meio de princípios como a transparência, equidade, prestação de contas, conformidade e cumprimento das leis.

São esses princípios que garantem o compromisso da organização em obter a performance financeira, dentro dos parâmetros legais. Assim como norteia a prática profissional de todos os envolvidos na execução das políticas de governança.

Importância da governança nas empresas

Ao implantar políticas de governança, as empresas conseguem aumentar a sua lucratividade de maneira considerável. Pois, na implantação da governança tributária, se insere a adoção de planejamentos tributários estratégicos que as impedem de pagar altas quantias em impostos indevidos, por exemplo.

Nesse cenário, a temida legislação tributária torna-se uma grande aliada para as empresas. Isso porque elas sabem aproveitar as vantagens dos benefícios fiscais para ganhar mais competitividade nos preços e espaço no mercado em que atuam.

Mas isso não é tudo. As políticas de governança ainda oferecem outras vantagens importantes para qualquer negócio, tais como:

  • Controle tributário;
  • Mitigação dos riscos fiscais;
  • Melhor performance dos resultados;
  • Planejamento tributário eficaz.

Por que atuar com governança tributária?

Ter uma especialização em governança tributária é um diferencial para qualquer profissional que deseja ascender na carreira fiscal ou jurídica. Afinal, além de obter um vasto conhecimento sobre a legislação tributária, ele irá aprender práticas de como gerenciá-la estrategicamente.

Destaca-se que essa é uma área de atuação requisitada por empresas de todos os portes, que desejam obter as vantagens fiscais que a governança proporciona. Por isso, os especialistas nessa área tendem a ganhar remunerações elevadas e possuírem cargos altos na organização.

Sem dúvida, trabalhar na área de governança tributária pode ser a chave para a ascensão da sua carreira. Sobretudo, porque você vai se tornar um profissional diferenciado no mercado por saber lidar com eficiência sobre um dos maiores obstáculos das empresas: o gerenciamento dos impostos.

Mas para conquistar esse objetivo, é crucial que você comece a se especializar hoje mesmo. Você pode iniciar com noções mais básicas do tema, oferecidas pelo combo do IBPT Educação. Ele inclui os workshops:

  • Governança Tributária e Integração Estratégica Empresarial
  • Governança Tributária na Era Digital

Comprando os dois cursos separadamente, o valor seria de R$ 179,80, mas comprando o combo, o valor total cai para R$ 125,00.

A sua carreira na governança tributária pode começar a ser trilhada agora. Basta clicar no botão abaixo e fazer sua matrícula:

Quer se capacitar ou atualizar seus conhecimentos? Então conheça o nosso catálogo e escolha o curso que melhor se enquadra em suas intenções profissionais ou acadêmicas:

Tenho interesse

WhatsApp chat