8 formas para identificar oportunidades tributárias

Você sonha com uma promoção no seu atual emprego, mas ainda não sabe como identificar oportunidades tributárias? 

Fique tranquilo, pois neste blog você vai saber 8 formas para você identificar oportunidades tributárias sendo celetista. 

Domine a técnica tributária

Hoje, existe muito conteúdo gratuito e pago para te ensinar tudo o que você precisa saber para ter conhecimento tributário. 

Isso porque a forma de ensino com a pandemia mudou. Você não tem desculpas, mesmo com uma rotina pesada de celetista, dá para encaixar pelo menos 30 minutos do seu dia estudando. 

Esse é o primeiro passo, se você ainda está na jornada para ter esse alicerce tributário, continue! Não pare. 

Agora, se você já tem, vem conosco para continuarmos. 

Se mantenha atualizado através da live de atualidades tributárias

A forma mais comum de se manter atualizado é realizar o cadastro em algum site de notícias que toda semana te envia um e-mail te dizendo quais são as novidades. 

Entretanto, aqui no IBPT Educação fazemos diferente. Além deste e-mail, você também recebe uma aula ao vivo e exclusiva de um dos nossos professores comentando os principais assuntos e o que está por vir na área tributária. 

Para saber mais sobre isso, clique aqui. 

Estude o nicho que a sua empresa está inserida 

Utilize a metodologia de um estudo de radiografia tributária para estudar o mercado que a empresa que você trabalha está alocada. 

O que é um estudo de radiografia tributária?  

Podemos definir como um trabalho imersivo e assertivo sobre o cenário real em que uma empresa ou setor estão inseridos visando identificar meios legais para aumentar a lucratividade e redução da carga tributária de quem solicita. 

Temos um blog focado em explicar somente este serviço, clique aqui para saber mais. 

Faça uma revisão fiscal de todos os procedimentos internos

A melhor forma de extrair oportunidades tributárias e olhando para a própria casa. Será que está tudo em ordem? 

A quantidade de normas e obrigações acessórias tributárias que a empresa precisa pagar para estar em dia com o fisco é surpreendente. 

Foque em revisar todos os procedimentos internos da empresa, incluindo, analises de documentos, recolhimento de tributos, tributações sobre serviços e produtos, etc. 

Havendo alguma correção a ser feita, é possível recuperar tributos dos últimos cinco anos e trazer fluxo de caixa para a empresa. 

Quer aprender a executar na prática Recuperação de Tributos, clique aqui. 

Acompanhamento das jurisprudências do CARF e dos demais Tribunais

Fonte: JOTA 

Você não precisa ser advogado para saber fazer uma boa pesquisa de jurisprudência e de fato entender tudo aquilo. 

As jurisprudências são temperos do seu pedido para a Receita/Juiz de Direito, mas elas podem ser também o prato principal se você saber como usar. 

Como fazer pesquisa de Jurisprudência nos Tribunais

Primeiro, o que é jurisprudência? É uma forma de unificar entendimentos judiciais/administrativos para trazer segurança jurídica em casos parecidos. 

Segundo, no artigo art. 926 do Novo CPC diz assim: 

 “Os tribunais devem uniformizar sua jurisprudência e mantê-la estável, íntegra e coerente”. 

Isso significa em outras palavras que cada estado brasileiro possuí um Tribunal de Justiça competente para uniformizar as decisões judiciais dos munícipios. 

Seguindo essa lógica, se você é do estado do PR, primeiramente, verifique o TJ/PR e consulte jurisprudências através do site. 

Além disso, no ano passado o CARF – Conselho Administrativo da Recursos Fiscais lançou uma nova ferramenta para pesquisa de jurisprudências. 

Segundo nota publicada pelo Carf, a nova ferramenta é “mais ágil” em comparação ao sistema antigo, e possibilita a busca de decisões por palavras. 

Esse tema poderia ser uma boa discussão aqui para o blog com mais detalhes, o que você acha? Se você quer, curta ou comenta aqui. 

Planejamento tributário 

Você sabia que esse serviço é muitas vezes negligenciado ou até mesmo desconhecido por muitas empresas? 

A verdade é que o planejamento tributário é uma fonte inesgotável de oportunidades para empresas reduzirem custos e ampliarem seus resultados. 

Temos alguns blogs específicos sobre o que é e como você pode ser estratégico através deste serviço, clique aqui para ler mais. 

Networking 

É mais vantajoso ter alianças estratégicas do que todo o trabalho estar localizado em uma única pessoa. 

E como se constrói isso? Participando de encontros, palestras, webinarios, cursos, comunidades que possuem o mesmo objetivo e que te mostram o caminho das pedras para ter resultados. 

Dentro do IBPT Educação nos temos uma Comunidade, apelidada de Comunidade Tributaristas do Futuro. É um grupo seleto de tributaristas que se ajudam no campo de batalha. 

Com toda certeza deve ter alguma outra que também possa te ajudar, o segredo é: pesquisar. 

Aula ao vivo 

No dia 07 de abril vai acontecer uma aula especial da nossa professora Thuanny Pereira, Advogada Tributarista e criadora do @tributariou, revelando o mapa da promoção utilizando a tributação como escada. 

Será uma aula gratuita, se você quer ter o link com antecedência, comente EU QUERO na seção de comentários abaixo. 

5 comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.