fbpx
41 9987-0025 educacao@ibpt.org.br

Compliance: conheça os benefícios da prática para empresas

Cada vez mais empresas buscam pela aplicação das práticas de Compliance em suas rotinas. Para corporações que têm relações com a administração pública, intensifica-se essa preocupação, principalmente pelos recentes casos de corrupção.

Mas o que é Compliance?

Antes de falar sobre os benefícios dele, porém, é importante explicar do que se trata. O termo em inglês pode ser traduzido para “conformidade”. O conceito da prática, portanto, é garantir que a empresa esteja em conformidade com a lei.

Uma organização corporativa feita com o apoio do Compliance monitora as práticas de seus membros para assegurar que sigam as normas de conduta. Em paralelo, o Compliance também tem a responsabilidade de monitorar as atividades da empresa e evitar que essas desobedeçam às legislações externas, como a Lei Anticorrupção.

É importante que os donos de empresas, quando decidem realizar a integração desse programa, entendam sua importância. Profissionais de Compliance devem ficar imersos na rotina empresarial, o trabalho deve ser intenso e contínuo, sobretudo por lidarem com questões delicadas.

Benefícios

Além da prevenção de problemas legais e de condutas inadequadas dos membros da corporação, a aplicação do Compliance oferece outras vantagens:

Boa visibilidade – obviamente essa não deve ser a intenção principal, mas empresas que atuam com um programa sólido de Compliance oferecem maior confiabilidade. Isso se aplica tanto para a atração de possíveis investidores e potenciais parcerias.

Equipe mais produtiva – isso acontece quando existe uma cultura forte de responsabilidade ética em uma empresa, que atinge todos os níveis hierárquicos da organização. As pessoas sentem-se mais confortáveis e comprometidas com seus trabalhos quando existe esse sistema organizacional garantindo a integridade dos colaboradores.

Uma boa estratégia de Compliance envolve treinamentos para todos os níveis hierárquicos da empresa. Tal direcionamento alinha todos quanto às suas responsabilidades para o bom andamento dos processos dentro da corporação.

Menos gastos – o não cumprimento de leis traz prejuízos enormes para um negócio. O pagamento de multas e penalizações mais graves, como a prisão de um membro que infringiu a legislação, interfere o fluxo de trabalho e gera gastos que poderiam ser prevenidos.

Prevenção de erros – É fundamental seguir todas as responsabilidades, seja com órgãos públicos ou com os direitos dos colaboradores. Essa é uma das funções mais valiosas de um sistema que visa o gerenciamento de riscos. Erros e retrabalhos acabam com todo um plano de trabalho, principalmente quando não são previstos e combatidos.

Boas práticas para empreendimentos de sucesso

Podemos então afirmar que os benefícios de um bom programa de Compliance fazem com que ele seja indispensável. Quer saber mais sobre a importância do comprometimento de empresas com normas e leis? Então temos um outro material que pode te interessar:

Confira como uma empresa pode evitar problemas com o Fisco 

WhatsApp chat