Educação continuada: a importância para contadores

A educação continuada consiste na atualização e expansão dos conhecimentos do profissional contábil. Esses conhecimentos podem ser novas técnicas para a execução da profissão, melhorias no comportamento social, moral e ético. O Programa de Educação Continuada do CFC (Conselho Federal de Contabilidade) é, nesse sentido, uma boa opção para o profissional que queria evoluir na carreira.

Educação Profissional Continuada

O programa do CFC é regido pelas regras da NBC PG 12 (R3). A participação no programa Educação Profissional Continuada é obrigatória para todo profissional com inscrição no CRC (Conselho Regional de Contabilidade).

O principal objetivo da Educação Profissional Continuada é garantir que os profissionais contábeis que atuam de forma independente estejam com nível de capacitação, qualificação técnica e atualizações exigidas pelo mercado atual.

Para quem é?

A educação continuada abrange todos os profissionais contábeis, especialmente os auditores independentes, responsáveis técnicos por demonstrações contábeis e profissionais ligados a cargos de gerência.

Os profissionais com cargo de gerência devem estar atuando em empresas que que são reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), pelo Banco Central do Brasil (BCB), pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

Os profissionais que atuam em empresas de grande porte também estão obrigados ao programa de educação continuada.

Pontuação e validação

Atualmente, a carga mínima de pontos está fixada em 40 pontos. Desses 40 pontos, segundo a NBC PG 12, 20% devem ser cumpridos por meio de aquisição de conhecimento. As atividades de aquisição de conhecimento podem ser presenciais, EAD (a distância) ou uma mescla das duas modalidades.

Além dos cursos oferecidos pelo CFC, também existem os cursos das instituições capacitadoras. Essas instituições oferecem cursos e palestras que são válidos para a pontuação da EPC. É muito comum, aliás, que alguns cursos sejam na modalidade EAD (Ensino a Distância).

Importância da educação continuada

A educação continuada possui uma importância ímpar na profissão contábil. Por meio dela, o profissional contábil irá se atualizar, especializar e se adequar às normas brasileiras de contabilidade.

O CFC divulga diversos cursos de aprimoramento nesse sentido. O profissional precisa estar atualizado e alinhado às exigências brasileiras nas contas das empresas.

Com tantas informações na legislação brasileira, a educação continuada também surge para esclarecer dúvidas sobre novos procedimentos. Um exemplo de uma área que deve ser sempre atualizada é o e-Social.

A nova declaração visa unificar todas as outras declarações relacionadas a informações dos funcionários. Mas ainda existe muitas dúvidas quanto a sua aplicação e o cumprimento dela se torna confuso.

Ela capacita o profissional na atual função e, além disso, também pode levar a novas funções. Através de novos conhecimentos que podem ser obtidos na educação continuada, o profissional contábil pode se familiarizar com um tema que não possuía contato, podendo nascer uma nova carreira dessa forma.

A educação continuada é parte essencial da profissão contábil. Através dela, é possível adquirir novos conhecimentos, agregando valor aos serviços e melhorando o atendimento às normas, tanto por parte da legislação nacional quanto às normas do CFC.

Graças à nossa parceria com o CFC, oferecemos 20% OFF para contadores em todos os nossos cursos. Confira nossas opções e garanta seu desconto:

Quero Conferir 

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *