Durante anos a contabilidade foi conhecida como uma profissão burocrática, como apenas uma executora da cobrança de tributos do contribuinte para repasse ao Fisco.
Essa visão ainda permeia um pouco no cenário contábil na visão dos empresários, mas houveram grandes mudanças de como o empresário e a sociedade enxergam a contabilidade. O Contador tem recebido valorização, respeito, realizado parcerias com empresários e com a sociedade em geral, não que as rotinas operacionais e burocráticas tenham acabado, não, essas ainda aumentam a cada virada de ano e a fiscalização do Fisco nas empresas está cada vez mais rigorosa e rápida.
Porém no atual cenário, através de tecnologias eficazes e eficientes, o profissional contábil tem estado mais perto do cliente para as tomadas de decisões, mais segurança em cumprimento de obrigações legais e rapidez, graças a essa transformação digital.
Este trabalho tem como objetivo apresentar as evoluções da contabilidade pré-digital, os avanços da contabilidade digital dentro dos escritórios de contabilidade e as novas habilidades dos profissionais de contábil com cada vez mais o uso da tecnologia.
Podemos dizer que a profissão contábil com certeza irá fazer parte desse momento, podendo ser inclusive uma das principais percursoras dessa revolução com o advento do SPED, cruzamentos de informações pelo Fisco e inclusive por algo muito pioneiro do Brasil reconhecido pela OCDE que é o módulo aplicado em território da NF-e (modelo de nota fiscal eletrônica).
Com menos tempo para rotinas repetitivas e burocráticas, o Contador 4.0 será um profissional mais capacitado sobre assuntos técnicos, podendo inclusive se tornar um Contador Consultivo, profissional este que poderá das todo o suporte para as tomadas de decisões dos gestores de empresas.
Artigo por Matheus Campos.