Fizemos recentemente alguns textos abordando sobre os quatro serviços de alto valor agregado do Tributarista de Inteligência de Negócios, se você não conferiu ainda iremos deixar o link ao final para você ler!
A razão para isso é simples, aqui se encontra o grande e atual filé mignon que diferencia o Tributarista de Inteligência de Negócios dos demais na área tributária.
Inteligência de mercado, inteligência de negócios, você com toda certeza já ouviu alguém falar sobre isso, mas ante de te falar sobre esse serviço, é necessário que você entenda o conceito de inteligência de negócios.
O que é inteligência de negócios?
Segundo o Wikipédia: “Inteligência de negócios (ou Business Intelligence, em inglês) refere-se ao processo de coleta, organização, análise,compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios.
É um conjunto de técnicas e ferramentas para auxiliar na transformação de dados brutos em informações significativas e úteis a fim de analisar o negócio”.
Em outras palavras, podemos dizer que inteligência de negócios é a coleta de dados estratégicos para classificá-los e transformá-los em inteligência para tomada de decisão.
Atualmente a maior parte das informações estratégicas estão agrupadas em dados tributários.
Esses dados são extraídos do conjunto de obrigações acessórias que as em presas, em geral, são obrigadas a prestar para o fisco. Chamamos esse conjunto de dados de “Big Data Tributário”.
Hoje o IBPT tem o privilégio de concentrar o maior “Big Data Tributário” do país, pois ele fica coletando dados públicos de notas fiscais e dados das empresas que são concentrados no Empresômetro.
Foi com as consultorias em análise de mercado com base em informações tributárias que o IBPT efetivamente conseguiu unir a tributação à inteligência de negócios.
O que é esse serviço, e para quem podemos prestar?
A consultoria de mercado com base em dados tributários é um dos serviços de alto valor que o Tributarista de Inteligência de Negócios oferece aos seus clientes.
Essas consultorias, normalmente, são fechadas com o departamento de marketing ou de inteligência de mercado de médias e grandes empresas.
E esses clientes nos procuram ou nos contratam normalmente quando sentem que precisam aumentar sua participação no mercado seja pelo lançamento de um novo produto/ serviço ou seja por abrir novas unidades ou por ampliar sua rede por meio de novas formas contratuais (distribuição e franquia, por exemplo).
Como são coletados esses dados?
As consultorias são feitas tendo como base dados tributários públicos e privados e aqui utilizamos Portais da Transparência e pedidos via Lei de Acesso à Informação, sobretudo.
Esses dados são captados, armazenados, processados e agrupados e temos alguma informação, dessa informação nós temos um conhecimento e do conhecimento conseguimos agir estrategicamente.
Quanto se ganha prestando esse serviço?
Como realmente é algo que quase ninguém oferta no mercado, os honorários, consequentemente, são elevados e, claro, é necessário ter uma equipe.
Os honorários para prestação deste serviço variam de R$9.000 à R$88 mil mensais.
Mas aqui entra a magia deste serviço. Sabe o que é? Crescimento exponencial de empresas.
Imaginem que, com o acesso a tantos dados tributários e sabendo como extrair inteligência desses dados, você, como tributarista diamante, vai conseguir ajudar seus clientes a crescer exponencialmente!
E isso é o que as empresas querem!
Agora, veja alguns dos benefícios da inteligência de mercado para os clientes:
1- Superar a concorrência:
Uma vez que essa metodologia auxilia no mapeamento do seu segmento de atuação, fica fácil analisar a concorrência e entender seu comportamento. Assim, sua empresa consegue identificar oportunidades, tendências, setores e regiões saturadas ou mais receptivos à sua oferta.
Seus concorrentes têm muito a dizer sobre a realidade do mercado e te levam a uma compreensão mais certeira das falhas, carências e necessidades do segmento, estimulando, principalmente, ações mais competitivas e produtos e serviços inovadores.
Esta visão analítica também potencializa insights estratégicos e indica os desejos e anseios do seu público-alvo, permitindo que o seu negócio se destaque na multidão.
2- Conquistar clientes:
O conhecimento mercadológico te ajuda a desenvolver uma visão mais abrangente sobre o seu público-alvo, te conduzindo a clientes mais aderentes e qualificados.
Essa ação, além de aumentar a atratividade do seu negócio, também contribui para a fidelização de clientes.
Quando conhecemos o perfil e o potencial de possíveis compradores, conseguimos construir estratégias mais impactantes e cativantes, não é mesmo? E a inteligência de mercado confere a precisão necessária para o seu negócio mirar no alvo certo e entregar aquilo que os seus clientes esperam receber.
3- Encantar o mercado:
Esta metodologia também é fundamental para que possamos estabelecer diálogos mais próximos e arrebatadores, conquistando o mercado.
Os dados e informações são insumos importantes para fortalecer sua proposta de valor, desenvolvendo argumentos comerciais mais atrativos e relacionamentos mais sólidos.
Este conhecimento ajuda o seu negócio a estreitar laços e atender clientes de forma eficiente e personalizada.
4- Aumentar o faturamento:
Quando trabalhamos com inteligência de mercado, conquistamos informações valiosas para tomar decisões seguras, rápidas e estratégicas.
Para um departamento comercial, isso significa atrair mais clientes e alavancar as vendas! Ou seja, ao investir em informações para desenvolver estratégias inteligentes, o faturamento da sua empresa aumenta e alcança um desempenho mais consistente.
5- Diminuir riscos:
O conhecimento é a chave para a antecipação de cenários, prevenção de riscos e adaptação a mudanças.
Ao entender o contexto atual, seu negócio ganha a habilidade de responder a transformações com agilidade e resiliência, tomando decisões mais inteligentes e inovadoras.
Consultoria em análise de mercado com base em dados tributários como necessidade das empresas.
Podemos concluir com tudo que foi dito que esse serviço é fundamental para as empresas, pois, o objetivo dele é muito maior do que apenas conseguir recuperar créditos tributários.
É crescimento exponencial, é dobrar o faturamento, é alavancar vendas e potencializar estratégias de diversas áreas de uma empresa.
Como eu posso aprender o passo a passo para prestar este serviço, na prática?
As vagas para o curso de Formação de Tributarista do Futuro foram esgotadas no dia 16/04 e no curso é explicado detalhadamente como prestar esses serviços na prática.
Através da metodologia única, que te forma absolutamente do 0, você vai aprender esses serviços de forma aprofundada e melhor, a como precificar honorários de cada um deles e ofertar para seus clientes.
Você, acadêmico de direito/contábeis, contador, advogado, administrador e outros profissionais da área tributária, que, queiram decolar sua carreira e se tornar um profissional que transforma as complexidades da tributação em oportunidade para os seus clientes, venha fazer parte da lista de espera e seja avisado com prioridade quando estiver aberta as inscrições para a nova turma do curso.
Não perca essa chance! Clique no botão abaixo e garanta sua vaga!
Que tal agora aprender na prática sobre esse serviço e um case prático para tornar ainda mais simples o seu entendimento?
Confira agora uma aula que você não encontrará em outro lugar, senão aqui com o Dr. Gilberto Luiz Amaral sobre cases de Tributação e Inteligência de Negócios.
Caso tenha ficado com alguma dúvida, comente aqui!