Saber interpretar a legislação tributária e fiscal não é tarefa fácil, especialmente para quem não possui formação na área, mas trabalha diretamente com análise de nota fiscal, departamento de compras e vendas, precificação de produtos e serviços.
Por isso, profissionais que entendem as normas tributárias possuem um diferencial, permitindo que saiam na frente e elevem a carreira dentro do setor. Quer um exemplo?
Na legislação do Simples Nacional, há diversos anexos enquadrando a atividade econômica da empresa. Muitas pessoas ao analisar e tentar verificar em qual enquadramento a empresa se encaixa, acaba por escolher o anexo errado, impactando diretamente no pagamento dos tributos.
Ao fazer o enquadramento do anexo errado, consequentemente a precificação dos produtos e serviços também sofrerão impactos equivocados.
Qualquer mudança que repercute na tributação, os preços dos produtos e serviços devem acompanhar, para que a empresa não saia no prejuízo de não ter tido atenção a essa questão.
Não adianta apenas querer estar dentro do mercado, mantendo os preços de forma competitiva com os concorrentes. Todos os reflexos fiscais e tributários devem ser levados em consideração.
E se você quiser se aprofundar mais sobre esse assunto, o IBPT Educação irá realizar a Masterclass Promova-C Tributação no dia 07 de abril. Acesse o link e faça a sua inscrição!