Dados públicos – Como e por que utilizá-los

Dados públicos são gerados por uma empresa e livres para consulta e utilização por qualquer outro negócio ou pessoa. 

Utilizar dados para fundamentar decisões tem se mostrado uma ótima ferramenta para os gestores, pois aumentam as chances de acerto na estratégia, minimizam riscos e garantem mais sucesso ao negócio. 

Onde encontrar dados públicos?

Para basear uma decisão importante em dados públicos, eles devem ser extremamente confiáveis. A utilização de um dado impreciso ou incorreto, pode acarretar em uma decisão equivocada, o que trará prejuízos. 

Algumas fontes idôneas são ideais para consultar dados públicos, como:

  • Periódicos Capes: uma das maiores bases de periódicos científicos do mundo;
  • Gapminder: uma base que compila dados de outras fontes, com mais de 500 relatórios;
  • Google Finance: iniciativa da Google para reunir dados sobre o mercado financeiro;
  • DataViva: fruto de parceria entre o governo de Minas Gerais e o MIT, reúne dados sobre a economia brasileira;
  • Data.gov: o banco de dados públicos do governo norte-americano, com informações sobre economia, saúde, educação, entre outros;
  • IBGE: o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística tem vários bancos de dados públicos, criados a partir de suas pesquisas oficiais;
  • Kaggle: plataforma colaborativa, com dados fornecidos por empresas e usuários.

Por que utilizar dados públicos?

Essa alternativa é bem mais econômica, quando comparada a uma ferramenta de big data, por exemplo. Levando em conta a realidade das pequenas empresas, faz mais sentido apostar em dados públicos, já que são gratuitos e trazem resultados satisfatórios. 

Outra vantagem é o fato de que não é preciso ter um conhecimento muito avançado para utilizar a base de dados públicos, ao contrário do que ocorre com uma ferramenta de big data, que demanda um conhecimento avançado, muitas vezes exigindo um especialista ou colaborador treinado. 

Por último, os dados públicos são validados por organizações de renome, o que dá mais confiabilidade ao processo. Com uma ferramenta big data, você produz seus próprios dados e é o único responsável por eventuais falhas. 

Como usar os dados públicos?

Primeiro de tudo é escolher a base de dados certa. Algumas são gerais e outras são especializadas em determinado tema. Quanto mais específica for uma base, a tendência é que ela tenha mais dados relevantes sobre aquele assunto. 

Em segundo lugar, é recomendado consultar uma base de dados públicos e filtrá-los a fim de encontrar informações relevantes a serem tomadas. Sua busca deve ser precisa, ou seja, deve-se utilizar critérios adequados à situação.     

A terceira recomendação é não se contentar com uma só fonte. Quanto mais dados, melhor. Assim você evita tomar uma decisão equivocada, baseada em um conjunto limitado de informações.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *